Filmes que vi no segundo e terceiro ciclos (2011-2016)

 


O primeiro que vi foi da coleção Grandes Heróis da História sobre a própria Helen Keller (1996). Viralizou na escola eu a imitar a versão brasileira dela a ensinar à Helen a soletrar “água” e chegámos a fazer um workshop de língua gestual, a ideia foi minha, mas foi numa sala de educação especial. Eles costumam passar este filme quando entram vários alunos novos no quinto ano. Lembro-me de a professora dessa sala dizer que nós podíamos estar a ver o filme no YouTube.


Em ciências vimos episódios da série Era Uma Vez a Vida (1987-88) e em história o Era Uma Vez  Homem (1978-79) onde houve alguns problemas com sons irritantes, apesar do professor ainda estar na sua fase boa, antes de se tornar um ditador. Vimos várias animações didáticas em ciência. Penso que esta escola ama passar coisas apropriadas à idade dos alunos. Na sala de ensino especial também mostravam essas séries e também A Carrinha Mágica.


Vimos também, da coleção Grandes Heróis da História, Galileu (1997), no âmbito da matéria de história.


Vimos também o filme animado do Ulisses (1998), que adorei também. Lembro-me que um colega meu notou que quando o Polifemo, já cego, arremessava as pedras e elas reapareciam. Vimos numa aula de história, pelo que me recordo. 


Vimos O Estranho Mundo do Jack (1993) em inglês, no quinto ano, no âmbito da tradição americana de Halloween, obviamente. Não vimos tudo. Lembro-me de o professor me perguntar se eu conhecia ou filme ou me importava de ver, algo parecido.


Vimos outros filmes em inglês. O Grande Peixe (2003), que achei melancólico e Uma História Simples (1999) que o meu pai diz ser o filme menos estranho do David Lynch, até achei peculiar. Ambos os filmes não vimos tudo, se bem me lembro. Também vimos Stargate (1994), mas não me lembro de como foi a minha reação ou quando vimos o filme. Confesso que até tinha curiosidade em saber qual foi o critério do professor para a seleção destes três filmes (acredito que seja por serem filmes mais apropriados às idades).


Eu falei no filme O Príncipe do Egipto (1998) e vimos em história, no primeiro período do sétimo ano, no âmbito da matéria do Antigo Egipto. Foi isso que eu mencionei que motivou a exibição do filme.


Em ciência vimos também a curta espanhola Cuerdas (2014), sobre um rapaz com paralisia cerebral que faz amizade com uma rapariga. Faz parte do Plano Nacional de Cinema.

Graças a mim e a um colega meu que gostava muito de anime e de desenhar, vimos os 27 minutos iniciais de A Viagem de Chihiro (2001), na aula de formação cívica, no âmbito de um projeto de um aluno partilhar um gosto com a turma, pelo que me lembro. Os meus colegas aparentemente não conheciam a expressão “ó da casa”, que foi dita no filme, eu já conhecia.

Em francês, o primeiro filme que vimos é muito óbvio, Amigos Improváveis (2011). Gosto do momento em que o Driss fica impressionado com o barulho do motor do Maserati, mas de resto, pessoalmente, prefiro o Campeões, de 2018. Também não gostei muito da versão americana que vi no cinema e mais tarde na Prime, mas o meu pai gostou.

Depois vimos dois filmes. A Turma (2008), que a professora hesitou em passar por causa das asneiras e Os Coristas (2004), que me fez impressão pelo tratamento que os instrutores faziam aos alunos, senti que estava a ver o Casamento Vermelho.. Portei-me mal no primeiro, no segundo não me recordo se reagi. A professora não me deixou passar os filmes do Jacques Tati. Eu disse três nomes, tentei lembrar-me do quarto e ela disparou que não quer nenhum de forma seca. Honestamente não sei como fui um aluno excelente em francês com uma professora que tinha camadas como diz o Shrek. Também não sou fã destes filmes, por ser mais alternativo.

Ainda vimos o filme Táxi – Uma Viagem Alucinante (1998). Lembro-me de estar a ver o filme e de reparar que o filme tinha nos créditos iniciais o nome do Luc Besson, que criou o Arthur e os Minimeus, que eu vi. A professora pediu-me para descrever o filme aos meus colegas cegos. Estava a fazer um grande esforço para ver o filme. Acho que a professora nem sabia que filme escolher e foi escolher este só para não passar outros. Já existem cinco filmes desta saga.

Em geografia o professor avisou-me que íamos ver o Diamante de Sangue (2006) e que podíamos ver também o Hotel Ruanda (2004), porque retrata os mesmos temas. Costumam recomendar estes filmes para quem adora esta disciplina, como eu. Eu obviamente não reagi bem ao filme, mas não quero dizer o que que aconteceu exatamente. O prrofessor reclamou de eu não me queixar do Tartaruga Genial levar com tiros da Launch, tinha um filme do Dragon Ball no meu surface com que trabalhava, por causa da caligrafia.

A Hora da Liberdade (1999), foi passado no último ano em história, o professor já tinha tolerância zero com interrupções, só me recordo de reconhecer a voz de um dobrador por detrás de um postigo.

No sexto ano, em história geografia vimos a cena inicial do filme Tempos Modernos (1936), e depois no nono ano vimos o filme inteiro em história. Antes de ver a segunda vez na escola, vi o filme todo e amei. Só me lembro que o professor de história do nono ano estava a revelar o que ia acontecer no filme antes dos momentos e a estragar a surpresa, que eu perguntei uma dúvida aí professor e ele respondeu-me é que um aluno disse que um dos figurantes parecia o Cavaco Silva.

Uma vez, a professora de português levou-nos ao São Jorge e vimos quatro curtas, uma delas era para crianças, não gostei muito das outras nem da visita. Eram de países diferentes. A que era infantil os meus colegas não gostaram e era de Taiuã. Havia uma portuguesa, uma indiana e uma americana. O meu amigo Diogo Dias Teixeira lembra-se de ver as curtas, mas não se lembra se eu me portei mal nesta ocasião, ou quando a professora de francês mostrou os filmes.

Uma vez a diretora de turma e professora de ciências naturais, Rita Lourenço, falou em vermos o Moulin Rouge, mas chegámos a  ver, também não sei qual das versões a professora pensava exibir. Durante os exames passaram filmes no auditório como o Coraline e a Porta Secreta e As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne, mas eu não vi, tenho uma vaga ideia de que nem fui à escola nesse dia.

No oitavo ano a diretora de turma levou-a a uma escola em Cascais para vermos uma peça de teatro sobre a Helen Keller e eu me portei mal porque os atores eram brasileiros. Se fosse hoje não sei se seria diferente. Eu vejo muitos canais brasileiros no YouTube, mas não gosto absolutamente nada de peças de teatro depois de ter ido aos Jerónimos ver o Gil Vicente onde as coisas não correram absolutamente nada bem. 

Em história também chegámos a ver alguns episódios do documentário de 2012 Conta-me História, foi sugestão minha. Vimos episódios sobre o Terramoto de 1755 e sobre Implantação da República. O professor procurava um episódio do Salazarismo e foi difícil dizer-lhe que não foi feito por causa do feitio novo dele. Vimos também um episódio do programa Grandes Portugueses, de 2006, dedicado ao rei D. João II. Também vimos episódios do programa A Alma e a Gente, de 2010, um deles sobre o estadista Mouzinho da Silveira. 

No Natal de 2012, no sexto ano, o professor de história e geografia mostrou Bugs Bunny: Histórias Loucas de Natal e uma curta do Prep’ e Aterragem, não me lembro qual.

Observações:

Filmes que saí: A Turma(?); Diamante de Sangue (2?)

Filmes que vi: Helen Keller; A Odisseia; Galileu; O Estranho Mundo de Jack; Amigos Improváveis; Os Coristas; Cuerdas; A Hora da Liberdade; O Príncipe do Egipto; O Grande Peixe; Uma História Simples, Stargate (12)

Filmes que já tinha visto: O Príncipe do Egipto (1)

Filmes que já conhecia: O Príncipe do Egipto (1).

Filmes que desconhecia: Grandes Heróis da História: Helen Keller; Grandes Heróis da História: Galileu; Ulisses; O Grande Peixe; Uma História Simples; Stargate; Cordas; Amigos Improváveis; A Turma; Os Coristas; Táxi – Uma Viagem Alucinante; A Hora da Liberdade (12)

Filmes a cores: Grandes Heróis da História: Helen Keller: Grandes Heróis da História: Galileu; Ulisses: Um Clássico Animado; O Estranho Mundo do Jack; Stargate; O Grande Peixe; Uma História Simples; O Príncipe do Egipto; Cuerdas; Amigos Improváveis; A Turma; Os Coristas; Táxi – Uma Viagem Alucinante; Diamante de Sangue; A Hora da Liberdade (15)

Filmes a preto e branco: Os Tempos Modernos (1)

Filmes vistos no auditório: Grandes Heróis da História: Helen Keller; Grandes Heróis da História: Galileu; Ulisses; O Grande Peixe; Uma História Simples; Stargate (?) (5?)

Filmes vistos na sala de aula: O Estranho Mundo de Jack; O Príncipe do Egipto; Cuerdas; Amigos Improváveis; A Turma; Os Coristas; Táxi – Uma Viagem Alucinante; A Hora da Liberdade (8)

Classificação portuguesa dos filmes passados (IMDb)

T: Grandes Portugueses; A Alma e a Gente (RTP)

10AP: Conta-me História (RTP)

M/06: O Estranho Mundo de Jack; O Príncipe do Egipto; A Viagem de Chihiro, Tempos Modernos

M/12: Stargate; Uma História Simples; O Grande Peixe; Amigos Improváveis; A Turma; Os Coristas (Cinecartaz); Táxi – Uma Viagem Alucinante

(M/14: Hotel Ruanda)

M/16: Diamante de Sangue

12AP: A Hora da Liberdade (SIC)

Apreciação:

Filmes que gosto: O Estranho Mundo de Jack; O Príncipe do Egipto (2)

Filmes que não me recordo: Stargate; A Hora da Liberdade (2)

Filmes que estranhei: O Grande Peixe; Uma História Simples (2)

 

Anos dos filmes:

Era Uma Vez o Homem (1978-79); Era uma Vez a Vida (1987-88); O Estranho Mundo de Jack (1993); Stargate (1994); Grandes Heróis da História: Helen Keller (1996); Grandes Heróis da História: Galileo (1997); Ulysses: Um Clássico Animado (1998); Táxi – Uma Viagem Alucinante (1998); O Príncipe do Egipto (1998); A Hora da Liberdade (1999); Uma História Simples (1999); O Grande Peixe (2003); Os Coristas (2004); Diamante de Sangue (2006); A Turma (2008); Amigos Improváveis (2011); Cuerdas (2013)

 

Duração dos filmes

0h10 (Cuerdas); 1h16 (O Estranho Mundo de Jack); 1h26 (Táxi – Uma Viagem Alucinante); 1h27 (Tempos Modernos); 1h37 (Os Coristas) 1h39 (O Príncipe do Egipto; 1h52 (Uma História Simples); 1h52 (Amigos Improváveis); 1h56 (Stargate); 2h05 (O Grande Peixe); 2h05 (A Viagem de Chihiro); 2h08 (A Turma); 2h23 (Diamante de Sangue); 2h40 (A Hora da Liberdade);

Filmes por disciplina 

Geografia: um filme

Francês: quatro filmes

História: quatro filmes

Inglês: quatro filmes

Ciências naturais: dois filmes 

 

Filmes por ano letivo

5.º ano: Helen Keller: Grandes Heróis da História; O Estranho Mundo do Jack. (3)

6ª ano: Stargate; O Grande Peixe; Uma História Simples; Era Uma Vez a Vida; Tempos Modernos (4)

7.º ano: O Príncipe do Egipto; Amigos Improváveis; Galileu: Grandes Heróis da História, Ulisses: Um Clássico Animado; Cuerdas; Era uma Vez  o Homem (5)

8ª ano A Turma; Os Coristas (2) 

9.º: Táxi – Uma Viagem Alucinante; A Hora da Liberdade; Diamante de Sangue; Tempos Modernos (3)

 

Países dos filmes

Estados Unidos: Grandes Heróis da História: Helen Keller; Grandes Heróis da História: Galileu; O Estranho Mundo de Jack; O Grande Peixe; Stargate; Uma História Simples; O Príncipe do Egipto; Diamante de Sangue; Tempos Modernos (8)

França: Era uma Vez a Vida; Era uma Vez o Homem; Stargate; Uma História SImples; Amigos Improváveis; A Turma; Os Coristas; Táxi – Uma Viagem Alucinante; (7)

Reino Unido; Uma História Simples (1)

Itália: Ulysses: Um Clássico Animado (1)

Alemanha; Os Coristas; Diamante de Sangue (2)

Espanha: Cuerdas (1)

Suíça: Os Coristas (1)

Portugal: A Hora da Liberdade (1)

Filmes por disciplina

Inglês: Quatro filmes

Geografia: Um filme

História geografia – Um filme 

História: Quatro filmes, uma série

Francês; Quatro filmes

Formação cívica: Um filme, uma curta

Ciências Naturais: Uma série

Formação cívica: Um filme:

Total: oito filmes; uma docuficção; duas séries; uma curta; seis animações

Filmes comuns às duas escolas: Tempos Modernos (1)

 

Conclusão

Em geral, esta escola era conservadora. Por exemplo, o professor de história do colégio, não queria passar A Guerra do Fogo e Os Deuses Devem Estar Loucos só por ter cenas em que os personagens fazem amor ou disparam armas. No entanto, chegou a dar esses filmes como exemplo nas aulas, mais do que uma vez, tanto em estudo acompanhado, quanto nas aulas de história. Tenho também a dizer que considero os filmes de francês as piores experiências de cinema que já tive na vida. Em contrapartida, o Tempos Modernos é das melhores experiências que já tive na vida, embora as épocas em que vi o filme não fossem as melhores da vida. Considero um dos melhores filmes que já vi na vida e um do meus all-time favorites.

Conclusão geral:

Gostaria de saber porque razão não conheço quase nenhum destes filmes que foram mostrados nas escolas.

https://streamable.com/o84pjy

 

Notas

Também fiz um pequeno filme com excertos dos conteúdos mostrados na secundária:

Manuais usados nas escolas com filmes:

Upgrade 10 (Robô e Frank)

Upgrade 11 (Colisão)

Filosofia 10 (Linha Mortal; Colisão)

Skip to content