Teste de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

Boas-vindas ao Teste de PHDA

A Escala de Autoavaliação para Triagem do PHDA em Adultos segundo o DSM-5 (ASRS-5) destina-se a pessoas com 18 ou mais anos de idade.

Selecione as respostas que melhor descrevem como se sentiu ao longo dos últimos 6 meses. Este questionário não serve de diagnostico, e portanto, por favor, disponibilize o questionário preenchido ao seu profissional de saúde durante a sua próxima consulta para discutir os resultados.

Pontuação
Faixa de pontuação: 0–24
Mais de 14 pontos é provável que tenha PHDA
Menos de 14 provavelmente não tem PHDA

Se quiser receber as suas respostas e resultados por e-mail, pode adicionar no final o seu e-mail, ou submeter sem preencher o e-mail e apenas ver o seu resultado. O seu e-mail será apenas utilizado para o envio dos resultados do teste. Pode ler sobre a nossa política de privacidade aqui.

Referência:

Kessler, R.C., Adler, L., Ames, M., Delmer, O., Faraone, S., Hiripi, E., Howes, M.J., Jin, R., Secnik, K., Spencer, T., Ustun, T.B., & Walters, E.E. (2005). The World Health Organization Adult ADHD Self-Report Scale (ASRS): A Short Screening Scale for Use in the General Population. Psychological Medicine, 35, 245-256.

Osório et al, 2020. Escala de Autoavaliação para Triagem do TDAH em Adultos segundo o DSM-5 (ASRS-5). https://www.hcp.med.harvard.edu/ncs//ftpdir/adhd/Archives/ASRS-5_Portuguese_Brazil.pdf

1. Com que frequência tem dificuldade em concentrar-se no que as pessoas estão a dizer, mesmo quando estão a falar diretamente consigo?

2. Com que frequência levanta-se do seu lugar em reuniões ou outras situações em que se espera que permaneça sentado?

3. Com que frequência tem dificuldade para espairecer e relaxar quando tem tempo para si mesmo?

4. Quando está a conversar, com que frequência termina as frases das pessoas com quem está a falar antes que elas possam terminá-las?

Nota: alguns adultos podem compreender que fazer isto não é socialmente aceite e evitar, mas continuar a fazê-lo internamente ou a desejar que pudessem o fazer, o que conta para esta questão.

5. Com que frequência adia as coisas até o último minuto?

6. Com que frequência depende de outras pessoas para manter a sua vida em ordem e cuidar dos detalhes?

Email
Skip to content