O Autistic Uni é um projeto da Associação Portuguesa Voz do Autista, co-financiado pelo INR, I.P., sobre inclusão das pessoas autistas no Ensino Superior, em parceria com a Universidade do Porto.

De acordo com o Observatório de Deficiência e Direitos Humanos, em 2018, a taxa de abandono escolar precoce nos alunos e alunas com deficiência (18–24 anos) era de 21,9% contra 12,4% nos alunos sem deficiência. No apoio que providenciamos diretamente a autistas adultos, encontramos diversos casos de dificuldades na Universidade, e mesmo casos de desistência por não conseguirem gerir as dificuldades associadas a ser autista e as adaptações disponibilizadas em sala de aula não serem suficientes ou aceites. Também tivemos casos em que não se candidatarem a um curso de ensino superior por receio. Estudos demonstram desafios significativos em contexto de Universidade e mais pensamentos de desistência por parte dos alunos com autismo destacando a necessidade de apoios específicos. As dificuldades identificadas em estudos internacionais indicam: dificuldades com ambiente social e físico; falta de apoio adequado, falta de consistência em adaptações, de serviços específicos para o autismo e no apoio pessoal, expectativas irreais do aluno e dificuldades com exames e organização. Transições também são um dos pontos difíceis para autistas, incluindo vida independente, gestão de tempo e estabelecimento de rotinas e incerteza.

O AutisticUni pretende assim compreender as necessidades dos estudantes autistas no Ensino Superior e como efetivamente ajudar.

Apresentação pública dos resultados finais do projeto Autistic Uni e Mesa Redonda com estudantes do Ensino Superior.

Apresentação pública dos resultados finais do projeto Autistic Uni e Mesa Redonda com estudantes do Ensino Superior.

Skip to content