Projetos na Comunidade

Nacional

Grupos de Apoio

Temos aos fins-de-semana grupos de apoio gratuitos, um para autistas, e um para familiares e terapeutas. Cada encontro tem um tema, onde pode fazer perguntas ou partilhar a sua experiência. Por vezes também temos pequenas reuniões informais para apenas conversar. Os grupos de apoio funcionam em ciclos de 3 meses cada, onde cada sessão tem um tema escolhido pelos participantes.  O próximo ciclo começa em Setembro e ocorrem aos sábados, às 17:30 horas, de 2 em 2 semanas.

Formações disponíveis e personalizadas

Se estiver interessado em alguma das nossas formações (pode consultá-las abaixo), por favor contacte geral@vozdoautista.pt. Estamos disponíveis para desenvolver treinos personalizados com base nas suas necessidades.

 

 

Abordagem à pessoa autista em situações de emergência

A Associação Portuguesa Voz do Autista, com o Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), criaram uma formação “Abordagem à Pessoa Autista”, que está disponível na plataforma de e-learning do INEM, Aprender INEM.

Para além da formação para a plataforma, fizemos uma sessão aberta onde falámos da técnica adaptada e de alguns pontos que achamos essencial numa situação de emergência, que podem ver aqui

Se tiverem interesse nesta formação, contactem geral@vozdoautista.pt.

 

Roupa sensorial para adultos

Cerca de 90% dos autistas têm dificuldades com sensibilidades sensoriais e cerca de 83% têm dificuldades motoras. A sensibilidade sensorial aos estímulos do dia a dia tem um impacto psicológico, físico e social.

As roupas devem ser fáceis de vestir, confortáveis e com menos estímulos sensoriais, como etiquetas, costuras e outros que possam causar sensibilidade.

A Dear Ocean decidiu aceitar o nosso desafio e desenvolveu roupas, baseada em questionários que fizemos com autistas e seus familiares sobre as suas dificuldades com roupas.

A coleção Infinity inclui roupa sensorial e com formas fáceis de apertar e vestir.

Estudos sobre Autismo

Muitos dos estudos desenvolvidos no passado foram focados na cura ou normalização do comportamento autista, na perspetiva de pessoas não autistas. Nos últimos anos, a comunidade científica começou a incluir autistas adultos e crianças no desenvolvimento de investigação, para garantir que conseguimos redirecionar o apoio para o que os autistas realmente precisam.
Como tal, apoiamos estudos que tenham como foco o reconhecimento da experiência e vivência autista, apoiados no paradigma da neurodiversidade.

Desenvolvemos um Guia para o Investigador na área do Autismo  sobre algumas dicas de como incluir os autistas na sua investigação.

Parcerias

Desenvolvemos parcerias com ativistas autistas internacionais e nacionais, famílias de autistas, organizações, comunidade científica e especialistas na área, para traduzir e expandir para Portugal soluções, informação e projetos internacionais que podem ajudar os autistas em Portugal. Se tiver interesse em fazer parceria connosco, envie contacte-nos para geral@vozdoautista.pt

Sexualidade e Consentimento

Para os autistas, a educação sexual precisa de ser mais do que a mecânica do sexo. Deve ser sobre como flirtar, desenvolver relacionamentos saudáveis, sexo seguro, hipersensibilidades durante o sexo, consentimento e autonomia corporal. Adultos com autismo ou deficiência intelectual precisam de lugares seguros para fazerem perguntas honestas e sem vergonha. A Associação Portuguesa Voz do Autista esta agora a preparar webinars online gratuitos nos seguintes tópicos:

Consentimento, Limites pessoais em diferentes relacionamentos, Encontros e flirtar, Orientação sexual e identidade de género, Como desenvolver relacionamentos, Relacionamentos saudáveis versus abusivos, Alexitimia e identificar sentimentos e vontades, Ensinar como nos respeitarem, e como respeitar os outros, Puberdade e dinâmica social, Comportamentos inapropriados, Masturbação e autorregulação

Internacional

Apoio aos autistas em situações de crise – Ucrânia

No contexto da necessidade de incluir e garantir o apoio a refugiados autistas e suas familias, vindos da Ucrânia, foi desenvolvido um ficheiro para quem trabalha em serviço comunitário e humanitário que pode ajudar. Neste ficheiro disponibilizamos alguma informação sobre o que o Autismo é, como reconhecer, como ajudar e onde podem encontrar mais informações. Para aceder ao guia “Apoiar autistas em situações de crise”, em português, desenvolvido pela EUCAP, da qual somos afiliados, e a Autisme Europe pode aceder no link ao lado.

Afiliações

A APVA tem afiliação com a European Council of Autistic People (EUCAP) e com a Autistic Self-Advocacy Network (ASAN).

Estamos envolvidos em projetos europeus e internacionais com foco nos direitos humanos e apoio de autistas.

A APVA esta também representada na Task Force da European Network for Independent Living (ENIL) onde temos discutido necessidades e barreiras a nível europeu e nacional.