Projetos em curso

Projetos nacionais

AutiRenascer – Autismo sem violência

Este projeto tem como principal objetivo melhorar o atendimento e acompanhamento especializado de pessoas autistas ou neurodivergentes, que tenham sido vítimas de violência doméstica.
O projeto contará com a formação de agentes proteção civil, magistrados/as, e serviços de apoio à vítima, sobre as características, dificuldades e necessidades das pessoas autistas, e de como prestar um melhor apoio às mesmas. Será ainda produzido um Guia metodológico para estas entidades, bem como um Guia sobre violência destinado a pessoas autistas, no qual poderão encontrar informações sobre o que é a violência e formas de pedir ajuda.
Fiquem atentos/as a novas informações em breve!

DIN+: Direitos de inclusão

Novo projeto da APVA, cofinanciado pelo INR, I.P., que vai decorrer até ao final deste ano.
O objetivo é criar um serviço adaptado e inclusivo com ‘ativistas independentes’ que ajudem e capacitem pessoas neurodivergentes e suas famílias a aceder aos seus direitos, melhorando assim a sua literacia dos seus direitos e empoderando para a vida independente. Mais informações vão ser partilhadas em breve.

AUTICORPOS 2.0

De acordo com a literatura científica internacional, as pessoas autistas têm maior risco de desenvolver problemas de saúde mental e menor acesso a um apoio adequado por parte dos serviços correspondentes. A falta de conhecimento dos profissionais de saúde mental sobre autismo foi uma das principais barreiras identificadas no projeto AUTICORPOS – Dar corpo à saúde mental no autismo, cofinanciado pelo INR, I.P. em 2023, que urge colmatar. No seu seguimento, o projeto AUTICORPOS 2.0 pretende desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde mental tendo em vista a melhoria dos seus serviços. Pretende-se ainda estudar formas de apoio mútuo entre pares, que possam ajudar a responder melhor a crises com compreensão e partilha de estratégias.
Para mais informações contacta-nos através do email: projetos@vozdoautista.pt.

Projetos europeus

POINTS OF CONNECTION: por uma sociedade mais acessível para as pessoas autistas

Cada organização parceira criará um grupo de trabalho de jovens autistas, entre os 18 e os 25 anos, que participará em todas as fases do projeto, com várias ações programadas desde 2023 a março de 2026.
Os seus objetivos são:
Melhorar a qualidade de vida de jovens autistas, tornar os serviços públicos e privados mais acessíveis, e encontrar pontos de conexão.
Se quiseres saber mais sobre este projeto envia e-mail para: projetos@vozdoautista.pt

AUT OF THE BOX - Partilhar perspetivas autistas sobre inclusão e participação

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da qual a APVA é parceira, liderado por @imspektrum_verein da Áustria, que irá decorrer até 30 novembro de 2024
OBJETIVOS:
• Aumentar a participação das pessoas autistas, capacitá-las e ajudar a construir comunidades autistas;
• Aumentar a sensibilização para o espetro do autismo através da obtenção de informações na primeira pessoa e da correção de ideias erradas sobre autismo;
• Sensibilizar para as necessidades das pessoas autistas, a fim de facilitar o seu desenvolvimento na sociedade.

Para mais informações contacta-nos através do email: projetos@vozdoautista.pt

ACTIVATE: Comunidade autista através da defesa de direitos, aprendizagem e empoderamento

O projeto ACTIVATE visa capacitar jovens autistas com os conhecimentos, competências e ferramentas necessárias para se tornarem ativistas eficazes, cidadãos ativos e empreendedores sociais, através da Escola de Advocacia Autista e do envolvimento com as principais partes interessadas, incluindo investigadores, representantes políticos e organizações de auto advocacia. Não só procura capacitar jovens autistas, como também procura obter orientação da própria comunidade autista que pretende capacitar. Ao alinhar-se com as suas aspirações e ao abordar as lacunas identificadas através das suas vozes, este projeto visa criar uma sociedade mais inclusiva e solidária. Esta transformação será impulsionada pelo envolvimento ativo dos jovens autistas como ativistas, cidadãos e agentes de mudança.

EUCAP - A Inteligência Artificial e os Direitos das Pessoas Autistas (AIRA)

O AIRA é um projeto de dois anos (2023-2024) que mapeia as utilizações da inteligência artificial que afectam a vida das pessoas autistas e reforça a capacidade das pessoas autistas para se defenderem a si próprias.

Subscreva para receber notícias da APVA no seu e-mail
Copyright © 2024 Associação Portuguesa Voz do Autista. Todos os Direitos Reservados. .
Skip to content