Points of Connection é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e liderado pela Prisms Malta , em colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista (Portugal), Federação Catalã d’Autisme (Espanha), Fundacja Imago (Polónia), Autism Europe (Bélgica), Psychosocial Organisation (Grécia), e Comissão para os Direitos das Pessoas com Deficiência – CRPD (Malta). Cada organização parceira criará um grupo de trabalho de jovens autistas, entre os 18 e os 25 anos, que participará em todas as fases do projeto, com várias ações programadas desde 2023 a março de 2026.
Os seus objetivos são:
Melhorar a qualidade de vida de jovens autistas, tornar os serviços públicos e privados mais acessíveis, e encontrar pontos de conexão.
FASES DO PROJETO:
• Investigação – criação de um questionário interativo baseado na medida QoL (Quality of Life) para medir a qualidade de vida de jovens autistas nos países que participam no projeto, e recolha de dados.
• Promover serviços mais acessíveis – cada organização parceira identificará 5 serviços que não são acessíveis no seu país e oferecerá formação em autismo às entidades que prestam esses serviços, a fim de os tornar mais acessíveis à comunidade, com um plano para o conseguir.
• Pontos de Conexão – nesta fase serão criados grupos de 16 jovens (8 autistas e 8 neurotípicos) com o objetivo de encontrar pontos de ligação entre os jovens e sensibilizar os seus pares.
Serão realizados workshops e produzidos conteúdos multimédia (vídeos e podcasts) que serão difundidos em vários canais.
• Divulgação e visibilidade – comunicação e divulgação dos resultados obtidos ao longo de todo o projeto. Serão criados e publicados conteúdos no website do projeto (em construção) e nas redes sociais, sobre as ações que foram realizadas e para sensibilizar para o autismo e a acessibilidade.
Se quiseres saber mais sobre este projeto envia e-mail para: projetos@vozdoautista.pt
Federació Catalana d’Autisme
Autism-Europe
Commission for the Rights of Persons with Disability – CRPD
Fundacja Imago
Ploes – Psychosocial Organization
Como parte do projeto Erasmus+ “Points of Connection”, cada organização parceira reúne-se todos os meses com o grupo de jovens autistas do respetivo país, que nos ajudarão ao longo de todo o projeto, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas, e tornar os serviços e locais mais acessíveis.
O projeto “Points of Connection” tem como objetivo integrar as pessoas autistas desde o início do projeto, para que possam contribuir com os seus pontos de vista e propostas nas diferentes fases do projeto, e realizar uma análise das necessidades sobre a qualidade de vida das pessoas autistas.
A APVA já se reuniu três vezes com o grupo de jovens e, durante estas reuniões, discutimos o projeto e o seu objetivo, demos o nosso feedback ao questionário que está a ser desenvolvido sobre a qualidade de vida, debatemos temas como a inclusão e acessibilidade, e partilhamos experiências e interesses.
Da parte da APVA, agradecemos aos oito jovens autistas deste grupo, pela sua contribuição e disponibilidade para participar no projeto e nas suas atividades.
Em breve, o questionário será divulgado, assim como o website deste projeto!
Declaração de exoneração de responsabilidade: Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser responsabilizadas pelos mesmos.