Loading
Loading

Eventos e notícias

5 de dezembro de 2021

Segunda monologante: Sara Rocha

Nota biográfica: Sara Rocha é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública e mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde. Data Manager na Escola de Medicina da Universidade de Cambridge, na área de investigação cardiovascular. Ativista autista e escritora. Presidente e cofundadora da Associação Portuguesa Voz do Autista.

*Colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

14 de novembro de 2021

Primeira monologante: Joanna Grace – 

Nota biográfica: Joanna Grace é especialista em envolvimento sensorial e inclusão, estudante de doutoramento, autora, formadora e palestrante do TEDx. Ela é a fundadora da The Sensory Projects, que parte do entendimento de que, com o conhecimento certo e a compreensão, itens baratos podem-se tornar em ferramentas sensoriais eficazes para a inclusão. Em todo o seu trabalho, Joanna foi diagnosticada como autista aos 36 anos. O seu livro “The Subtle Spectrum” mapeia o cenário pós-diagnóstico para autistas identificadas na idade adulta. O filho de Joanna tornou-se o autor mais jovem publicado no Reino Unido quando, aos 5 anos, publicou o seu livro “My Mummy is Autistic”, que explora as experiências de processamento demorado da linguagem de Joanna.

*Colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

novembro, dezembro 2021 | janeiro, fevereiro 2022  

14 de novembro de 2021: Joanna Grace
28 de novembro de 2021: Sara Rocha
12 de dezembro de 2021: Rita Serra
26 de dezembro de 2021: Lia Wolf
9 de janeiro de 2022Carol Souza
23 de janeiro de 2022: Bonnie Bakeneko

*Colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Participamos no webinar Movimento Cidadão Diferente sobre Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021/2025

Fizemos no dia 19 de Novembro às 21h, via Zoom, uma Mesa Redonda entre pessoas com deficiência, ativistas e profissionais de saúde, para debate sobre a linguística na área da deficiência:

Incapacidade, Diferença ou Deficiência?

Pessoa primeiro ou Identidade primeiro?

A linguagem tem poder, e como na comunidade existem diferentes opiniões, queremos juntar num debate pessoas de áreas diferentes, deficiência ou neurodivergências diferentes, com opiniões diferentes.

A Associação Portuguesa Voz do Autista participou no dia 18 de Outubro, no programa Goucha da TVI, onde a nossa Presidente Sara Rocha e Vice-Presidente Raquel Tavares Lebre, falam das suas dificuldades em crescer autista sem diagnostico e da importância de providenciar apoio para a inclusão dos autistas em Portugal.

A nossa vice-presidente Raquel Tavares Lebre, participou no Podcast da SOS Racismo sobre as dificuldades da comunidade negra autista. Um assunto extremamente importante onde a interseccionalidade entre racismo e capacitismo leva a uma diminuição do acesso ao diagnostico e uma maior probabilidade de violência em encontros com policia.

A nossa presidente Sara Rocha, deu uma entrevista sobre “A minha causa” ao Público onde falou da causa autista e das necessidades de termos voz.

Abertura do seminário: Professora Doutora Carla Amaral, Pró-reitora para o Ensino e Qualidade, UTAD

Estatuto NEE na primeira pessoa (Por Miguel Dinis Madeira, aluno do curso Ciências da Comunicação da UTAD, no âmbito do estágio curricular na APVA):

– O que é? Para quê? Quando adquirir e como?

– Porquê aplicar? Como aplicar?

– O que ‘oferece’? O que falta?

– O que seria viável adotar nas Universidades?

Oradores:

– A evolução do NEE até ao mestrado (Catarina Abreu, U. Aveiro)

NEE na faculdade (Ana Filipa Santos, ICBAS)

– NEE no segundo ano da faculdade (Miguel Dinis Madeira, UTAD)

As consequências de ter NEE e crescer sem estatuto (Sara Rocha, APVA)

“Autismo: Como reconhecer, comunicar e abordar em situações de emergência” é o tema do webinar organizado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em parceria com a Associação Portuguesa Voz do Autista, no dia 23 de julho às 15h00.

A sessão é dirigida aos profissionais de emergência médica pré-hospitalar e vai versar informação relevante para garantir uma abordagem adequada às pessoas diagnosticadas com autismo.

No webinar, serão apresentadas as características típicas e sensibilidades sensoriais dos autistas e de que forma é possível reconhecer as alterações sensoriais que podem afetar os autistas.

Serão também partilhadas estratégias de comunicação e de apoio, nomeadamente em momentos de ansiedade, entre outros.

https://www.inem.pt/2021/07/19/inem-promove-webinar-para-facilitar-abordagem-as-pessoas-com-autismo-em-contexto-de-emergencia/

O Dia do Orgulho Autista foi criado por um grupo de autistas que queriam um dia para celebrar e ter orgulho em quem são, visto que o dia 2 de Abril sempre foi muito monopolizado por não autistas. Abrimos o encontro para quem quisesse partilhar algo seu, da sua experiência de ser autista.