Temos grupos de apoio gratuitos para pessoas neurodivergentes adultas.
Testemunhos
“Este grupo ajudou-me a descobrir que sou autista. Sinto-me cada vez mais à vontade para ser eu, estou a fazer noves amigues e finalmente tenho um espaço seguro onde não tenho a necessidade de mascarar”
Suspeita que pode ser autista ou conhece alguém que pode ser autista, mas não sabe o que fazer a seguir?
Veja mais informações sobre as características do autismo em crianças e adultos e o que fazer se suspeitar que é autista.
A APVA participa ativamente em atividades de autoadvocacia e participação politica a nível europeu e internacional, assim como o apoio de pessoas autistas no acesso a estas plataformas
Muitos dos estudos desenvolvidos no passado foram focados na cura ou normalização do comportamento autista, na perspetiva de pessoas não autistas. Nos últimos anos, a comunidade científica começou a incluir autistas adultos e crianças no desenvolvimento de investigação participativa, para garantir que conseguimos redirecionar o apoio para o que os autistas realmente precisam. Desenvolvemos um Guia para o Investigador na área do Autismo sobre algumas dicas de como incluir os autistas na sua investigação.
Se estiver interessado em alguma das nossas formações (pode consultá-las abaixo), por favor contacte geral@vozdoautista.pt. Estamos disponíveis para desenvolver treinos personalizados com base nas suas necessidades.
Desenvolvemos parcerias com ativistas autistas internacionais e nacionais, famílias de autistas, organizações, comunidade científica e especialistas na área, para traduzir e expandir para Portugal soluções, informação e projetos internacionais que podem ajudar os autistas em Portugal. Se tiver interesse em fazer parceria connosco, envie contacte-nos para projetos@vozdoautista.pt
Cada organização parceira criará um grupo de trabalho de jovens autistas, entre os 18 e os 25 anos, que participará em todas as fases do projeto, com várias ações programadas desde 2023 a março de 2026.
Os seus objetivos são:
Melhorar a qualidade de vida de jovens autistas, tornar os serviços públicos e privados mais acessíveis, e encontrar pontos de conexão.
Se quiseres saber mais sobre este projeto envia e-mail para: projetos@vozdoautista.pt
Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da qual a APVA é parceira, liderado por @imspektrum_verein da Áustria, que irá decorrer até 30 novembro de 2024
OBJETIVOS:
• Aumentar a participação das pessoas autistas, capacitá-las e ajudar a construir comunidades autistas;
• Aumentar a sensibilização para o espetro do autismo através da obtenção de informações na primeira pessoa e da correção de ideias erradas sobre autismo;
• Sensibilizar para as necessidades das pessoas autistas, a fim de facilitar o seu desenvolvimento na sociedade.
Para mais informações contacta-nos através do email: projetos@vozdoautista.pt
O AIRA é um projeto de dois anos (2023-2024) que mapeia as utilizações da inteligência artificial que afectam a vida das pessoas autistas e reforça a capacidade das pessoas autistas para se defenderem a si próprias.
Este projeto tem como principal objetivo melhorar o atendimento e acompanhamento especializado de pessoas autistas ou neurodivergentes, que tenham sido vítimas de violência doméstica.
O projeto contará com a formação de agentes proteção civil, magistrados/as, e serviços de apoio à vítima, sobre as características, dificuldades e necessidades das pessoas autistas, e de como prestar um melhor apoio às mesmas. Será ainda produzido um Guia metodológico para estas entidades, bem como um Guia sobre violência destinado a pessoas autistas, no qual poderão encontrar informações sobre o que é a violência e formas de pedir ajuda.
Fiquem atentos/as a novas informações em breve!
Novo projeto da APVA, cofinanciado pelo INR, I.P., que vai decorrer até ao final deste ano.
O objetivo é criar um serviço adaptado e inclusivo com ‘ativistas independentes’ que ajudem e capacitem pessoas neurodivergentes e suas famílias a aceder aos seus direitos, melhorando assim a sua literacia dos seus direitos e empoderando para a vida independente. Mais informações vão ser partilhadas em breve.
De acordo com a literatura científica internacional, as pessoas autistas têm maior risco de desenvolver problemas de saúde mental e menor acesso a um apoio adequado por parte dos serviços correspondentes. A falta de conhecimento dos profissionais de saúde mental sobre autismo foi uma das principais barreiras identificadas no projeto AUTICORPOS – Dar corpo à saúde mental no autismo, cofinanciado pelo INR, I.P. em 2023, que urge colmatar. No seu seguimento, o projeto AUTICORPOS 2.0 pretende desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde mental tendo em vista a melhoria dos seus serviços. Pretende-se ainda estudar formas de apoio mútuo entre pares, que possam ajudar a responder melhor a crises com compreensão e partilha de estratégias.
Para mais informações contacta-nos através do email: projetos@vozdoautista.pt.
No Mês da Aceitação do Autismo 2024, partilhamos a declaração da European Council of Autistic People, da qual somos afiliados, sobre a utilização da Análise Comportamental Aplicada no contexto do tratamento, terapia, habilitação ou educação de pessoas autistas. A EUCAP pretende sensibilizar para os pontos de vista e preocupações das pessoas autistas, para passar da sensibilização à aceitação e à ação. A declaração baseia-se no inquérito realizado pela European Council of Autistic People de 2022 e noutras fontes de informação.
A APVA vai considerar a declaração e os resultados do inquérito e desenvolver a sua própria posição.
O AUTICORPOS é um projeto da Associação Portuguesa Voz do Autista, co-financiado pelo INR, I.P., e visou, ao longo de 6 meses, criar um eBook sobre as barreiras que obstaculizam a provisão e o acesso a serviços de saúde mental para pessoas autistas adultas em Portugal. O propósito é, além de identificar as barreiras, propor alternativas para as ultrapassar.
O Autistic Uni é um projeto da Associação Portuguesa Voz do Autista, co-financiado pelo INR, I.P., sobre inclusão das pessoas autistas no Ensino Superior, em parceria com a Universidade do Porto. O AutisticUni pretendeu compreender as necessidades, barreiras e prioridades dos estudantes neurodivergentes no Ensino Superior e como efetivamente ajudar.
Para os autistas, a educação sexual precisa de ser mais do que a mecânica do sexo. Deve ser sobre como flirtar, desenvolver relacionamentos saudáveis, sexo seguro, hipersensibilidades durante o sexo, consentimento e autonomia corporal. Adultos com autismo ou deficiência intelectual precisam de lugares seguros para fazerem perguntas honestas e sem vergonha. A esterilização forçada é legal em Portugal, inclusive em menores, e existe uma necessidade urgente de criminalizar esta prática.
A EDS e a HSD são um grupo de condições hereditárias do tecido conjuntivo. Existem 13 subtipos de EDS. São síndromes que se apresentam em espetro, como o autismo. Não têm cura, mas há tratamentos, práticas preventivas e acomodações.
Veja mais informações no poster infográfico que publicamos sobre estas condições.
A Associação Portuguesa Voz do Autista organizou com o eurodeputado José Gusmão a conferência internacional “Autismo pelos próprios/ Autism by autistic voices”, a 25 de fevereiro em Lisboa.
As pessoas autistas nem sempre estão incluídas no desenvolvimento de políticas sociais e de igualdade a nível europeu. “Autismo pelos próprios” é uma conferência internacional que mostra como isto pode ser feito, ao dar espaço às pessoas autistas que atualmente o fazem a nível europeu e internacional.
Para haver diálogo, têm de haver pelo menos dois seres dialogantes. Quando só temos um ser falante é um monólogo. E são precisos monólogos de mulheres autistas: porque a voz delas ainda não está presente no espaço público. Com Joanna Grace, Sara Rocha, Rita Serra, Lia Wolf, Carol Souza, Bonnie Bakeneko (pessoa transmasculina).
*Colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Projeto desenvolvido pela European Council of Autistic People, da qual participámos, financiado pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM), sobre experiências de violência contra pessoas autistas.
A APVA desenvolveu uma parceria com a National Autistic Taskforce (NAT) no Reino Unido para traduzir o “Guia independente para atendimento de qualidade a pessoas autistas”, desenvolvido em 2019, o primeiro guia independente e de autoria de pessoas autistas sobre o que são cuidados e apoio de boa qualidade para pessoas autistas de todas as idades e de todo o espetro. Um guia para compreender como providenciar melhores serviços e apoio para pessoas autistas..
Associação Portuguesa Voz do Autista, has partnered with ARFID Awareness UK to develop information on Restrictive and Avoidant Eating Disorder (TARE).
Cerca de 90% dos autistas têm dificuldades com sensibilidades sensoriais e cerca de 83% têm dificuldades motoras. A sensibilidade sensorial aos estímulos do dia a dia tem um impacto psicológico, físico e social. A Dear Ocean decidiu aceitar o nosso desafio e desenvolveu roupas, baseada em questionários que fizemos com autistas e seus familiares sobre as suas dificuldades com roupas. A coleção Infinity inclui roupa sensorial e com formas fáceis de apertar e vestir.
No contexto da necessidade de incluir e garantir o apoio a refugiados autistas e suas familias, vindos da Ucrânia, foi desenvolvido um ficheiro para quem trabalha em serviço comunitário e humanitário que pode ajudar. Neste ficheiro disponibilizamos alguma informação sobre o que o Autismo é, como reconhecer, como ajudar e onde podem encontrar mais informações. Para aceder ao guia “Apoiar autistas em situações de crise”, em português, desenvolvido pela EUCAP, da qual somos afiliados, e a Autisme Europe pode aceder no link ao lado.
A Associação Portuguesa Voz do Autista, com o Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), criaram uma formação “Abordagem à Pessoa Autista”, que está disponível na plataforma de e-learning do INEM, Aprender INEM. Para além da formação para a plataforma, fizemos uma sessão aberta onde falámos da técnica adaptada e de alguns pontos que achamos essencial numa situação de emergência, que podem ver aqui.
Se tiverem interesse nesta formação, contactem geral@vozdoautista.pt.